Marcadores tumorais
- drpedrolourega

- 4 de jun. de 2019
- 1 min de leitura
Os marcadores tumorais (ou marcadores biológicos) são substâncias encontradas no sangue, na urina ou em outros fluídos corporais e tecidos que podem estar em quantidades aumentadas quando um determinado tipo de câncer está presente.

Portanto, essas substâncias funcionam como indicadores da presença de câncer, e podem ser produzidas diretamente pelo tumor ou pelo organismo, em resposta à presença do tumor. Os marcadores tumorais, em sua maioria, são proteínas ou pedaços de proteínas, incluindo antígenos de superfície celular, proteínas citoplasmáticas, enzimas e hormônios.
Existem vários marcadores tumorais. Alguns estão ligados a um único tipo de câncer, enquanto que outros podem ser encontrados em vários. Para verificar a presença de um marcador tumoral, uma amostra de sangue ou urina do paciente é enviada para análise em um laboratório de patologia. Às vezes é enviada uma amostra do próprio tumor.
Entretanto, os marcadores tumorais só raramente são suficientes para indicar a presença de um câncer. Às vezes, doenças benignas também podem aumentar os níveis de determinados marcadores tumorais. Por outro lado, nem todas as pessoas com câncer poderão ter níveis aumentados de um marcador tumoral.
Por essa razão, a maioria dos médicos usa apenas determinados marcadores tumorais. E quando avalia o resultado de um marcador tumoral, leva em consideração o histórico do paciente, exame físico assim como exames de laboratório e de imagem.
São exemplos de marcadores utilizados: CA 125, CA15-3, CEA, PSA, CA 19-9. Atenção: eles não devem ser utilizados como exames de rastreamento.
Fonte: oncoguia







Comentários