Escolhas são sementes
- drpedrolourega
- 17 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Agradeço por você estar lendo esta página. A redigi com imenso zelo e carinho.
Participar diariamente da jornada de vida dos meus pacientes traz aprendizados que permitem reflexões sobre as nossas escolhas e as conseqüências dessas.

Optei pela oncologia clínica como especialidade médica também devido ao fascinante avanço que essa área da medicina prometia. E realmente aconteceu. Aprendemos muito sobre a evolução do câncer, a resistência a alguns tratamentos e vivenciamos o surgimento de novas drogas. Há 8 anos, quando terminei minha especialização, a imunoterapia estava começando seus primeiros passos. Hoje é uma realidade, teórica e prática.
Entretanto, uma outra fronteira do conhecimento surge ao se estudar o câncer. Qual a origem dessa temida doença e ainda mais, será que podemos fazer algo para prevenirmos seu desenvolvimento? Podemos SIM.
A evolução do conhecimento sobre genética e mutações tumorais parece tornar essa a causa mais frequente do câncer. Grande engano. E aqui adentro naquilo que mais importa e que dá nome a essa página. São as nossas ESCOLHAS que respondem pela MAIORIA dos processos de quebra da cadeia de saúde.
Fácil seria chamar de hábitos de vida: alimentação, exercício físico, sono reparador e cuidados com a espiritualidade. Hábitos demandam CONSTÂNCIA. Fazer, independente de motivação ou objetivos de curto prazo. Por isso a ideia de ESCOLHA. Plantar boas SEMENTES ao longo de nossos dias para colhermos o melhor resultado de saúde. É isso que podemos fazer pelo nosso bem-estar.
E acreditem: através de boas medidas alimentares e cuidados com o nosso corpo podemos influenciar, inclusive, a não expressão de genes que levariam a formação de tumores.
APENAS 10% dos tumores possuem herança genética, ou seja, 90% das pessoas que recebem o diagnóstico do câncer não foram assim determinadas por uma transmissão genética.
Proponho um exercício diferente de olhar sobre o assunto.
Tabagismo, sedentarismo, alimentação sem comida de verdade, uso abusivo de álcool, não realização de exames preventivos, exposição solar inadequada e não realização de vacinação para o HPV: são ESCOLHAS.
Não vamos terceirizar também essa responsabilidade. É VOCÊ que escolhe fumar, que não cuida sua alimentação, que passa anos sem fazer seus exames ou que não vai fazer algum exercício físico. É a face dura, mas extremamente real da construção.
Vamos começar hoje a mudar a sua posteridade: na escolha dos alimentos, no consumo adequado de água, desconectando diariamente por 30 minutos o conforto do sofá para os prazeres de uma atividade física, praticando técnicas de cuidado da mente, praticando o bem e agradecendo pelas oportunidades de aprendizado que a vida nos dá.
Obrigado a você, por ler essas palavras. Espero ter te instigado a construir tua vida com mais saúde. Desejo que a tua colheita seja próspera e útil.
Opmerkingen